segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Oficina Amassando Barros - Parte 1

A oficina Amassando Barros, realizada pelos educadores Raíssa Corso e Marlon Cruz, aconteceu na Brechoteca - Biblioteca Popular de 23 de novembro á 12 de dezembro de 2014.
A proposta da oficina Amassando Barros é de acompanhar e potencializar a criação poética dos leitores da Brechoteca - Biblioteca Popular. As crianças participantes tem entre 08 e 12 anos e estão em sua maioria alfabetizados ou em processo de alfabetização.
 As atividades realizadas durante a oficina tiveram o objetivo de ampliar as possibilidades de criação artística, valorizar os saberes das crianças na transformação dos objetos que dão origem a novos brinquedos e brincadeiras e como essas possibilidades ampliam o olhar poético e a percepção de mundo em que estão inseridos. As propostas realizadas durante a oficina partiram do estudo dos poemas de Manoel de Barros, cujos os poemas são o exercício de contemplamento da natureza e da cultura da infância.



Início da oficina Amassando Barros

Início da oficina Amassando Barros




2ª Semana: Produção de " varinhas mágicas" simbolizando os elementos da natureza ( terra, água, fogo e ar) e materiais como galhos e pedras.









Varinhas mágicas prontas!

Utilizando argila como matéria prima,
as crianças criaram  animais inventados por eles




Confecção do Tapete de Sensações





Confecção do Tapete de Sensações


























Mário Uchoa lendo um dos seus poemas preferidos.
Livro: Antologia Poética do Sarau da Brasa


Ao final do dia a Educadora Raíssa Corso lê um dos poemas do Manoel de Barros




























Jogo da Memória feito pelas crianças com palavras retiradas
dos poemas de Manoel de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário